Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Construir outro mundo é possível!



Quando ouço falar de outro mundo possível, lembro-me de diversas lideranças e profetas que ao longo da história já tem alertado a população da necessidade deste mundo novo, com mais respeito à natureza, desenvolvimento sustentável, justiça social, respeito às diferenças, sem violências, com mais tolerância, paz e amor ao próximo.
Jesus Cristo, filho de Deus, viveu para mostrar como viver outro mundo de paz e amor, Mahatma Gandhi, grande líder pacifista indiano, Madre Teresa de Calcutá, missionária católica, dedicou sua vida aos pobres, Martin Luther King Jr. pastor protestante e líder do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, Nelson Mandela, ícone mundial da luta pela igualdade, Monsenhor Oscar Romero, profeta da liberdade do povo salvadorenho,  Dorothy Stang, missionária norte-americana, defendeu os agricultores pobres. E tantos outros homens e mulheres que mostraram e continuam mostrando ao mundo novas práticas de vida e de se relacionar com o próximo que com a natureza. 
Apesar da certeza de que outro mundo é possível e necessário, porque ainda existe tanta violência, tanta guerra, tanta injustiça, tanto ódio e tanta destruição no mundo? Qual a novidade trazida pelas edições do Fórum Social? Por onde começar a mudança?
Poderia pensar que este evento é apenas mais um evento sem repercussão alguma, visto que a situação não tem mostrado mudanças a olhos vistos. Contudo, a grande novidade que considero fundamental nas edições de eventos semelhantes é a coletividade, a força do povo de diversos países falando a mesma linguagem, os mesmos ideais. Isso com certeza podem fazer a grande diferença! Precisamos pensar nas gerações futuras, pois qualquer mudança é cultural e em longo prazo, mas tenhamos a certeza que estamos no caminho certo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário