Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

El Salvador (2010)

El Salvador (2010) Congresso de Teologia e comemorações dos 30 anos de martírio de Dom Oscar Romero.

Estive em El Salvador com Anne Marie Crosvile de 16 a 29 de março de 2010
Participamos do Congresso de Teologia, visitamos representantes do governo, organizações, comunidades, projetos sociais e participamos da caminhada e de diversas celebrações em homenagem aos 30 anos de martírio de Monsenhor Romero.








16/03/2010
 Primeiro dia em El Salvador com Ana Marta Romero, que gentilmente nos hospedou em sua casa no período em que estivemos no país.
Ana teve uma atuação importantíssima na organização da guerrilha. É Professora aposentada e representante da SOLAC – Solidariedade América Central (Projeto da França na América Central). Ana coordena a SOLAC em El Salvador e Honduras. 

Encontro com Miguel Ángel Ventura Argueta, governador  de Morazán 
Como Padre e pastor, Miguel denunciou as injustiças cometidas com seu povo Salvadorenho e esteve ao lado do povo no período da guerra civil. 
  


Reunião com Nídia Díaz
Deputada, ex-comandante da guerrilha, Deputada do Parlamento Centroamericano, Presidenta da Fundação para o Desenvolvimento da Mulher e da Sociedade "Nidia Diaz" e Secretaria de Relações Internacionais do FMLN. 

Projetos de Formação e profissionalização de jovens e adultos, realizados com projetos de Solidariedade da França
 (SOLAC – Solidariedade América Central)


Foto do painel em homenagem a Monsenhor Romero inaugurado no aeroporto de El Salvador 


Centro para a Promoção dos Direitos Humanos “Madeleine Lagadec”
Foi fundado em 1992 e tem por objetivo trabalhar  a educação para os Direitos Humanos e  Memória Histórica.
Madeleine Lagadec   
Enfermeira francesa em El Salvador. Atendia os combatentes, soldados, feridos em geral. Foi torturada e assassinada aos 28 anos, juntamente com outros salvadorenhos durante a guerra civil.
  
 

Jardim de rosas faz memória aos 06 Jesuítas e duas mulheres assassinadas na UCA
  No dia 16 de novembro de 1989, seis padres jesuítas e duas mulheres foram brutalmente assassinados por paramilitares do Exército salvadorenho. Tombaram por denunciar as injustiças praticadas pelo governo opressor ao povo. Incomodavam e atrapalhavam os planos da ditadura.  

Casa onde morava Monsenhor Romero

Mercado Público de El Salvador 

Transporte coletivo

A foto das Bíblias Metralhadas foi tirada no Centro “Monsenhor Romero” na UCA. Nos faz pensar na crueldade sofrida pelo povo salvadorenho, mas também da verdadeira fé deste povo que acreditou na vida e lutou e luta para que esta vida seja com dignidade para todos e todas. 





Restos mortais de Monsenhor Romero na Cripta da Catedral de San Salvador

Fala do Presidente Mauricio Funes no início da caminhada em homenagem aos 30 anos de martírio de Monsenhor Romero. 
Em seu discurso, o Presidente pediu perdão em nome do estado pelo assassinato de Dom Oscar Arnulfo Romero e pelos 12 anos de guerrilha e massacre do povo.
Uma multidão se reuniu para recordar Monsenhor Romero na Peregrinação que culminou com a Celebração e vigília em frente à Catedral metropolitana 

Capela do Hospital Divina Providência (hospitalito), onde foi assassinado Monsenhor Romero 
Interior da Capela



24 de março completou 30 anos da morte do bispo salvadorenho Oscar Arnulfo Romero, mártir na luta pela justiça.  
Nascido a 15 de agosto de 1917, foi assassinado em 24 de março de 1980 por um atirador de elite do exército, enquanto celebrava missa na Capela do Hospital Divina Providência. 
Romero, assim como tantos outros foi assassinado por defender o povo do sistema opressor e de morte em que viviam. Pensaram que com isso calariam a voz de quem defendia os pobres do regime cruel e sangrento que dominava El Salvador. 
Mas a voz de Romero ecoou no povo, tornando verdade sua profecia ao afirmar: "Se me matam, ressuscitarei na luta do povo salvadorenho”. Torna-se então mártir da justiça na América Latina e no mundo.
  


Doris e Oscar Miranda
Oscar foi comandante no período da guerra civil. Hoje é Assessor na Assembléia Legislativa de El Salvador, nas Comissões de Segurança Pública e Segurança Nacional. Sua esposa, Doris, também esteve nas frentes de combate como enfermeira. 

Comunidade São Luiz
Domingo de Ramos – 28/03/2010



FMLN elegeu, em 15 de março de 2009, o jornalista Mauricio Funes como presidente de El salvador.  
Participação no Congresso de Teologia
de 17 a 23 de março de 2010
Universidade Centroamericana José Simeón Cañas-UCA
Tema: 30 anos de martírio de Monsenhor Romero: Conversão e esperança
 Assessores: Jon Sobrino, Xavier Alegre, Gustavo Gutiérrez, María Clara Luchetti Bingemer, José Comblin, Luiz Carlos Susin, Monseñor Álvaro Ramazzini 
Reunião com lideranças da Comunidade São Luiz
 Lugar de muita perseguição, muitos confrontos antes e durante a guerra civil e lugar de muita organização.
Durante a guerra civil estiveram refugiados em Honduras durante muitos anos, tentando sobreviver aos massacres que deixaram muitos familiares mortos e desaparecidos.
  

Esperança
O povo salvadorenho é um povo muito sofrido que demonstra constantemente esperança, não no sentido de “esperar”, mas de fazer acontecer as transformações que necessita por meio da organização e da busca por seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário