Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

82 anos da conquista do voto feminino no Brasil e a luta continua


Fruto de muita luta, no dia 24 de fevereiro de 1962 entrou em vigor o Código Eleitoral Provisório de 1932 (Decreto 21.076/32) que assegurou o voto feminino. Foi uma conquista de anos de luta. Mas muito precisa ser conquistado ainda. Hoje, somos apenas 10% no parlamento, assim como temos uma participação muito reduzida nas demais esferas de poder.
Infelizmente, por estarmos em uma sociedade machista, alguns mecanismos legais são necessários para garantir alguns direitos. Em relação à participação das mulheres na política, os principais mecanismos de estímulo à participação feminina na política estão fixados em lei. Os partidos são obrigados, por exemplo, a preencher efetivamente 30% das candidaturas para as mulheres em cada eleição, além de 5% dos recursos do fundo partidário para campanhas de promoção. Neste ano, teremos mais uma oportunidade de ampliar nossa participação política, promovendo candidaturas femininas. Mas isso só irá ocorrer se os partidos estiverem de fato comprometidos com o efetivo estímulo e promoção de candidaturas de mulheres. É lamentável saber que algumas mulheres são incluídas apenas para cumprir com a legislação e garantir todas as candidaturas masculinas, são as chamadas “mulheres laranja”. Que essa eleição possa fazer a diferença! Que tenhamos o compromisso de homens e mulheres e partidos na promoção efetiva de nossas mulheres, para que de fato possam estar inseridas nos espaços de poder e decisão.
Também á lamentável constatar que, apesar das mulheres serem mais de 50% do eleitorado brasileiro, ser mais da metade da população, já possuírem mais escolaridade do que os homens são as que mais sofrem todas as formas de violências e desigualdades na família, no trabalho, na sociedade. Nossa luta pela igualdade de direitos e respeito está longe de terminar. A luta continua e depende de cada um(a) de nós! Não podemos esperar mais 82 anos para ter nossos direitos humanos garantidos e respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário